COLÓQUIO MÁRTIRES DE MARROCOS. EVOCAÇÃO DOS 800 ANOS DO MARTÍRIO

COLÓQUIO MÁRTIRES DE MARROCOS. EVOCAÇÃO DOS 800 ANOS DO MARTÍRIO

No dia 16 de janeiro de 2020, assinalam-se os 800 anos do martírio dos cinco frades franciscanos, cujas relíquias foram recebidas no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, ainda em 1220, e dão sentido às manifestações devocionais em torno dos Santos Mártires de Marrocos, até ao dia de hoje.

Para assinalar a efeméride, organizou-se o colóquio Mártires de Marrocos. Evocação dos 800 Anos do Martírio, assente na convergência de diferentes abordagens ao tema, no âmbito da História, da História da Arte, da Filologia e da Antropologia.

Na primeira sessão – “História e Memória” – serão analisados o contexto histórico do Reino de Portugal e o enquadramento urbano e eclesiástico da cidade de Coimbra, no século XIII. A segunda sessão – “Espiritualidade e Materialidade” – trará estudos sobre a espiritualidade Franciscana e Mendicante, em franca expansão nesse período, sobre os textos hagiográficos responsáveis pela fixação dos modelos da iconografia dos Santos Mártires, que permitem explicar a evolução do culto das suas relíquias, e sobre os restos ósseos preservados na arca relicário desses santos e analisados pela osteologia.

Para mais informações, veja-se o ficheiro com o programa do evento.

O Colóquio decorrerá no próximo dia 16 de janeiro, no Colégio de Santo António da Pedreira, em Coimbra. Apesar de a entrada ser livre e gratuita, agradece-se a inscrição prévia através do e-mail coloquiomartires800@gmail.com.

Comissão Organizadora:

  • Maria Helena da Cruz Coelho (U. Coimbra, CHSC)
  • Carlota Miranda Urbano (U. Coimbra, CECH)
  • Maria Amélia Campos (U. Coimbra, CHSC)
  • Milton Pacheco (Casa-Museu Elysio de Moura; U. NOVA de Lisboa, CHAM)
Cartaz Colóquio (PDF)